Projetos de Pesquisa
Pesquisas Finalizadas
Edital de Bolsas de Fomento à Pesquisa Aplicada no Âmbito Portuário
Processo de Credenciamento de Instituições de Ensino Superior junto à APS
Erosão costeira e planejamento urbano: revisão histórica da ocupação da ponta da praia de Santos
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Tipo de apoio: apoio para coleta de dados; apoio para publicações e participações em eventos acadêmicos.
Síntese: A ocupação urbana em áreas costeiras pode resultar em impactos severos para o meio ambiente e para a própria cidade em si, uma vez que as zonas litorâneas possuem uma condição de equilíbrio ambiental extremamente delicada. No litoral paulista, o município de Santos – que constitui um dos centros econômicos mais importantes do país, por abrigar o maior porto da América Latina em movimentação de cargas gerais – passou ao longo de sua história por modificações socioespaciais decorrentes de sucessivos processos de modernização e expansão que pouco refletem a diversidade das características da região.
Análise da competitividade dos terminais brasileiros na perspectiva de rotas marítimas com a aplicação de cluster hierárquico
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Tipo de apoio: apoio para coleta de dados; apoio para publicações e participações em eventos acadêmicos.
Síntese: Este artigo classificou 17 terminais de contêineres brasileiros em grupos distintos com base em critérios de competitividade usando uma análise de cluster hierárquica. Este artigo buscou contribuir para a literatura sobre portos no Brasil realizando uma análise de cluster dos terminais na perspectiva de rotas marítimas consideradas importantes no comércio exterior do país (Ásia e Norte da Europa), incluindo variáveis importantes como escala de navios, capacidade média dos navios de acordo com a rota analisada, além das caraterísticas operacionais dos terminais.
Technology Foresight no Setor Portuário Brasileiro
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Tipo de apoio: apoio para coleta de dados; apoio para publicações e participações em eventos acadêmicos.
Síntese: Pesquisa baseada no método Delphi (do grego Δελφοί), consistirá na entrevista sob anonimato de especialistas de notório saber em duas rodadas com o objetivo de criar consenso sobre um cenário de futuro tecnológico possível do setor portuário brasileiro numa projeção de trinta (30) anos.
Lama Fluida e Fundo Náutico
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Tipo de apoio: apoio para coleta de dados; apoio para publicações e participações em eventos acadêmicos.
Síntese: Desenvolvimento de pesquisa acadêmica relacionada à modelagem computacional de transporte de sedimentos e do comportamento da camada de lama fluida e análise de dados de campo na região do Trecho 4 do Canal de Acesso ao Porto de Santos (entre Alamoa e Saboó). O direcionamento da pesquisa será tal que se verifique a possibilidade de redução de volumes de dragagem nessa área, por meio da utilização do conceito de fundo náutico nos berços de atracação, considerando a camada de lama fluida junto ao fundo.
Elaboração de um estudo de futuro Technology Foresight para o setor portuário brasileiro
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Tipo de apoio: apoio para coleta de dados; apoio para publicações e participações em eventos acadêmicos.
Síntese: Elaboração de um estudo de futuro Technology Foresight para o setor portuário brasileiro contendo as seguintes fases: Pre-foresight: nesta etapa serão revisados os conceitos basilares da metodologia e sua sistematização: questão norteadora do TF, critério de seleção dos especialistas, roteiro de entrevista semi-estruturada, rodadas do TF. Valendo-se para isso de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e prospecção tecnológica em base de dados e patentes.
Previsão de volumes de dragagem para o Canal de Acesso do Porto de Santos considerando diferentes profundidades de design
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Tipo de apoio: apoio para coleta de dados; apoio para publicações e participações em eventos acadêmicos.
Síntese: Santos é o mais importante porto brasileiro, movimentando cerca de 114 milhões de toneladas em 2016. Em 2010, houve uma grande dragagem de capital a fim de aprofundar o Canal de Acesso a 15m de profundidade (Chart Datum ‐ CD). Este a profundidade não foi alcançada, devido à ineficiência nos procedimentos de dragagem.
Definição de Planos de Amarração para Navios no Porto Terminais usando modelos físicos
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Tipo de apoio: apoio para coleta de dados; apoio para publicações e participações em eventos acadêmicos.
Síntese: Os modelos de escala física têm uma grande variedade de aplicação em estudos de obras hidráulicas. No porto engenharia, eles podem ser usados para otimizar o layout geral dos terminais, avaliação de estruturas de proteção, simulação de manobras de embarcações e investigação de planos de amarração para embarcações, entre vários assuntos.
Lama Fluida e Fundo Náutico – Conceito e Aplicação no Complexo Portuário de Itajaí
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Tipo de apoio: apoio para coleta de dados; apoio para publicações e participações em eventos acadêmicos.
Síntese: Considerando a demanda por atracação de navios maiores nos terminais portuários brasileiros, tanto privados quanto públicos, em um cenário de crescimento das exportações, intervenções de engenharia que possam proporcionar melhorias nas dimensões máximas permitidas dos navios podem representar lucros significativos. Assim, este trabalho apresenta uma abordagem do Fundo Náutico, definido como a profundidade mínima na qual os navios podem navegar sem efeitos adversos significativos no controle e manobrabilidade do navio e sem danos físicos, com o objetivo de aumentar o calado máximo permitido em espaços náuticos com leitos de lama fluida.