Erosão costeira e planejamento urbano: revisão histórica da ocupação da ponta da praia de Santos
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Tipo de Apoio: A ocupação urbana em áreas costeiras pode resultar em impactos severos para o meio ambiente e para a própria cidade em si, uma vez que as zonas litorâneas possuem uma condição de equilíbrio ambiental extremamente delicada. No litoral paulista, o município de Santos - que constitui um dos centros econômicos mais importantes do país, por abrigar o maior porto da América Latina em movimentação de cargas gerais - passou ao longo de sua história por modificações socioespaciais decorrentes de sucessivos processos de modernização e expansão que pouco refletem a diversidade das características da região.
Modelagem de demanda para portos na região sudeste do Brasil utilizando modelos de escolha discreta e algoritmos de machine learning
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Tipo de Apoio: Este artigo classificou 17 terminais de contêineres brasileiros em grupos distintos com base em critérios de competitividade usando uma análise de cluster hierárquica. Este artigo buscou contribuir para a literatura sobre portos no Brasil realizando uma análise de cluster dos terminais na perspectiva de rotas marítimas consideradas importantes no comércio exterior do país (Ásia e Norte da Europa), incluindo variáveis importantes como escala de navios, capacidade média dos navios de acordo com a rota analisada, além das caraterísticas operacionais dos terminais.
Technology Foresight no Setor Portuário Brasileiro
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Tipo de Apoio: Pesquisa baseada no método Delphi (do grego Δελφοί), consistirá na
entrevista sob anonimato de especialistas de notório saber em duas rodadas com
o objetivo de criar consenso sobre um cenário de futuro tecnológico possível do
setor portuário brasileiro numa projeção de trinta (30) anos.
Modelagem de demanda para portos na região sudeste do Brasil utilizando modelos de escolha discreta e algoritmos de machine learning
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Tipo de Apoio: Desenvolvimento de pesquisa acadêmica relacionada à modelagem computacional de transporte de sedimentos e do comportamento da camada de lama fluida e análise de dados de campo na região do Trecho 4 do Canal de Acesso ao Porto de Santos (entre Alamoa e Saboó). O direcionamento da pesquisa será tal que se verifique a possibilidade de redução de cvolumes de dragagem nessa área, por meio da utilização do conceito de fundo náutico nos berços de atracação, considerando a camada de lama fluida junto ao fundo.