Erosão costeira e planejamento urbano: revisão histórica da ocupação da ponta da praia de Santos
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Tipo de Apoio: A ocupação urbana em áreas costeiras pode resultar em impactos severos para o meio ambiente e para a própria cidade em si, uma vez que as zonas litorâneas possuem uma condição de equilíbrio ambiental extremamente delicada. No litoral paulista, o município de Santos - que constitui um dos centros econômicos mais importantes do país, por abrigar o maior porto da América Latina em movimentação de cargas gerais - passou ao longo de sua história por modificações socioespaciais decorrentes de sucessivos processos de modernização e expansão que pouco refletem a diversidade das características da região.
Modelagem de demanda para portos na região sudeste do Brasil utilizando modelos de escolha discreta e algoritmos de machine learning
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Tipo de Apoio: Este artigo classificou 17 terminais de contêineres brasileiros em grupos distintos com base em critérios de competitividade usando uma análise de cluster hierárquica. Este artigo buscou contribuir para a literatura sobre portos no Brasil realizando uma análise de cluster dos terminais na perspectiva de rotas marítimas consideradas importantes no comércio exterior do país (Ásia e Norte da Europa), incluindo variáveis importantes como escala de navios, capacidade média dos navios de acordo com a rota analisada, além das caraterísticas operacionais dos terminais.
Technology Foresight no Setor Portuário Brasileiro
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Tipo de Apoio: Pesquisa baseada no método Delphi (do grego Δελφοί), consistirá na
entrevista sob anonimato de especialistas de notório saber em duas rodadas com
o objetivo de criar consenso sobre um cenário de futuro tecnológico possível do
setor portuário brasileiro numa projeção de trinta (30) anos.
Modelagem de demanda para portos na região sudeste do Brasil utilizando modelos de escolha discreta e algoritmos de machine learning
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Tipo de Apoio: Desenvolvimento de pesquisa acadêmica relacionada à modelagem computacional de transporte de sedimentos e do comportamento da camada de lama fluida e análise de dados de campo na região do Trecho 4 do Canal de Acesso ao Porto de Santos (entre Alamoa e Saboó). O direcionamento da pesquisa será tal que se verifique a possibilidade de redução de cvolumes de dragagem nessa área, por meio da utilização do conceito de fundo náutico nos berços de atracação, considerando a camada de lama fluida junto ao fundo.
Elaboração de um estudo de futuro Technology Foresight para o setor
portuário brasileiro
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Tipo de Apoio: Elaboração de um estudo de futuro Technology Foresight para o setor portuário brasileiro contendo as seguintes fases:
Pre-foresight: nesta etapa serão revisados os conceitos basilares da
metodologia e sua sistematização: questão norteadora do TF, critério de
seleção dos especialistas, roteiro de entrevista semi-estruturada, rodadas do
TF. Valendo-se para isso de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e
prospecção tecnológica em base de dados e patentes.
Previsão de volumes de dragagem para o Canal de Acesso do Porto de Santos considerando diferentes profundidades de design
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Tipo de Apoio: Santos é o mais importante porto brasileiro, movimentando cerca de 114 milhões de toneladas em 2016. Em 2010,
houve uma grande dragagem de capital a fim de aprofundar o Canal de Acesso a 15m de profundidade
(Chart Datum ‐ CD). Este
a profundidade não foi alcançada, devido à ineficiência nos procedimentos de dragagem.
Definição de Planos de Amarração para Navios no Porto
Terminais usando modelos físicos
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Tipo de Apoio: Os modelos de escala física têm uma grande variedade de aplicação em estudos de obras hidráulicas. No porto
engenharia, eles podem ser usados para otimizar o layout geral dos terminais, avaliação de estruturas de proteção,
simulação de manobras de embarcações e investigação de planos de amarração para embarcações, entre vários assuntos.
Lama Fluida e Fundo Náutico – Conceito e
Aplicação no Complexo Portuário de Itajaí
Modalidade: Mestrado Acadêmico
Considerando a demanda por atracação de navios maiores nos terminais portuários brasileiros, tanto privados quanto privados
público, em um cenário de crescente exportações, intervenções de engenharia que podem proporcionar melhorias no
as dimensões máximas permitidas do navio podem representar lucros significativos.