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Erosão costeira e planejamento urbano: revisão histórica da ocupação da ponta da praia de Santos

Modalidade: Mestrado Acadêmico

Tipo de Apoio: A ocupação urbana em áreas costeiras pode resultar em impactos severos para o meio ambiente e para a própria cidade em si, uma vez que as zonas litorâneas possuem uma condição de equilíbrio ambiental extremamente delicada. No litoral paulista, o município de Santos - que constitui um dos centros econômicos mais importantes do país, por abrigar o maior porto da América Latina em movimentação de cargas gerais - passou ao longo de sua história por modificações socioespaciais decorrentes de sucessivos processos de modernização e expansão que pouco refletem a diversidade das características da região.
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Modelagem de demanda para portos na região sudeste do Brasil utilizando modelos de escolha discreta e algoritmos de machine learning

Modalidade: Mestrado Acadêmico

Tipo de Apoio: Este artigo classificou 17 terminais de contêineres brasileiros em grupos distintos com base em critérios de competitividade usando uma análise de cluster hierárquica. Este artigo buscou contribuir para a literatura sobre portos no Brasil realizando uma análise de cluster dos terminais na perspectiva de rotas marítimas consideradas importantes no comércio exterior do país (Ásia e Norte da Europa), incluindo variáveis importantes como escala de navios, capacidade média dos navios de acordo com a rota analisada, além das caraterísticas operacionais dos terminais.
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Technology Foresight no Setor Portuário Brasileiro

Modalidade: Mestrado Acadêmico

Tipo de Apoio: Pesquisa baseada no método Delphi (do grego Δελφοί), consistirá na entrevista sob anonimato de especialistas de notório saber em duas rodadas com o objetivo de criar consenso sobre um cenário de futuro tecnológico possível do setor portuário brasileiro numa projeção de trinta (30) anos.
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Modelagem de demanda para portos na região sudeste do Brasil utilizando modelos de escolha discreta e algoritmos de machine learning

Modalidade: Mestrado Acadêmico

Tipo de Apoio: Desenvolvimento de pesquisa acadêmica relacionada à modelagem computacional de transporte de sedimentos e do comportamento da camada de lama fluida e análise de dados de campo na região do Trecho 4 do Canal de Acesso ao Porto de Santos (entre Alamoa e Saboó). O direcionamento da pesquisa será tal que se verifique a possibilidade de redução de cvolumes de dragagem nessa área, por meio da utilização do conceito de fundo náutico nos berços de atracação, considerando a camada de lama fluida junto ao fundo.